Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

My dearests pages

leave a comment »

23out2022

A irmã mais nova de minha mãe fez 80 anos há pouco. Isso não é uma efeméride de destaque para boa parte da população.
Ela, uma década e meia mais velha que eu, fez parte constante dos meus primeiros 17 anos de vida. E morou com meus pais entre 1958 e 1977.
Ela é “minha irmã mais velha” e como solteira convicta tornou-se a tia, avó e bisavó da minha enorme família materna.
Uma pessoa boníssima, querida por todos da família profundamente cristã, que decidiu reunir-se para que ela pudesse rever o irmão mais velho — com sérios problemas de saúde — e comemorar seu aniversário com cerca de mais de duas dúzias de familiares de São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Seguindo a tradição familiar organizou-se um churrasco.
E mesmo tendo projetado quantidade mais que suficiente de acepipes e beberagens, houve a necessidade de reforçar a proteína e os líquidos apenas 5h depois do início do encontro.
Tudo correu na maior tranquilidade, muitas conversas, risadas e canções (todos desta família possuem pendores musicais).
Um tema que se disseminou em todas as rodas de conversa foi a unidade “familiar”. Sim, todos se respeitam profundamente, mesmo com opções e posturas muitas vezes antagônicas.
O marido de uma das minhas primas-irmãs é um diácono e eu sou ateu. E por um bom tempo trocamos impressões sobre Teologia e Ceticismo.
Essa reunião de tantas pessoas diferentes com laços genéticos tão próximos foi mais um dos nossos vários encontros.
Mas desta vez foi diferente… O que antes era um encontro com muitos jovens, foi uma reunião em que a maioria possuía meio século de vida.
Muitas alegrias, desgostos e receios estavam ali, juntos e expostos nos vincos da pele e no branco dos cabelos.
Mesmo assim, a vida naquele momento sobrepujou o receio da finitude.


Sê feliz e comemore seus dias com aqueles com quem você possui e nutre vínculos.
Se a irmã mais nova de minha mãe não os tivesse cultivado não haveria ninguém para compartilhar o dia em que fez 80 anos de vida.

Sérgio

Written by sergiovds

outubro 23, 2022 às 19:36

Publicado em Uncategorized

Tagged with

Deixe um comentário