Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

A Interatividade, a Operadora e a Ouvidoria

with one comment

Sac

Retornando nesta ??ltima 2a. feira (18/out/10) de uma r??pida viagem ?? Minas minha esposa me questionou:??

"Voc?? colocou cr??ditos no meu telefone pr??-pago?" E eu: "??? claro, vivo colocando cr??ditos nele e sempre conto a voc?? tim-tim por tim-tim!" (arrghhh).??N??o, n??o disse nada disso??? eu respondi: "Coloquei sim, R$ 35 na sexta-feira mesmo, antes de voc?? viajar".??

E ela desconfiada rebate: "Pois ??, n??o usei nada e os cr??ditos est??o zerados. N??o tem nada, nadinha e aquele n??mero doido 72751 mandou umas 20 mensagens (fato estranho #1).

A?? eu indaguei: que n??mero ?? esse 72751? Calmamente ela me diz que havia duas semanas que este n??mero enviava SMSs sem parar! Ainda na 2a. eu ??gogleei?? e rapidamente descobri que o tal n??mero ?? odiado por usu??rios de v??rias operadoras como pode ser visto aqui??e??aqui.

Na 3a. (19/out/10) disquei *8486 op????o 9 e a grava????o me informa o protocolo do ??n??o-atendimento?? posterior. Explico: ap??s a entrada da atendente na linha, e a confirma????o de dados e de eu explanar todo o meu problema, ela me informa que n??o pode fazer nada, pois os atendentes est??o sem sistema (fato estranho #2) e que apenas em 24h eu poderia conseguir algo, assim deveria ligar novamente no dia seguinte.

Na 4a. as 10h manh?? ligo novamente ?? Central de Relacionamento (hahahaha), a mesma mensagem eletr??nica me avisa que se n??o quiser ouvir eu receberei uma mensagem SMS com o n?? do protocolo do atendimento da ocorr??ncia (fato estranho #3), logo em seguida entra o atendendo, que ap??s a ladainha sobre dados ouve meu xoror?? sobre o fato de que "um servi??o n??o solicitado e, portanto, n??o autorizado via o n?? 72751 estava ??sangrando?? os cr??ditos de um pr??-pago??? que tal fato se revestia de fraude e/ou falsidade ideol??gica e roubo??? assim eu exigia o cancelamento imediato de tal "servi??o" e de quaisquer outros que estivessem vinculados ?? linha??? e que por fim eu solicitava o nome do setor ou do respons??vel pelo servi??o vinculado ao n?? 72751 para as devidas provid??ncias legais???"

O atendente, ouvindo ainda de mim que tal n??mero ?? ??useiro e vezeiro?? de tal pr??tica e que, certamente, a Operadora estava ciente de disso, tentou me explicar que se eu enviasse um SMS para o tal n?? com uma palavra em mai??sculas o servi??o seria cancelado (fato estranho #4). Diante minha exig??ncia de solu????o ??por parte da Operadora que intermediou o acesso n??o-autorizado??, o atendente efetuou a interrup????o do servi??o e que eu receberia um SMS com a notifica????o de tal procedimento (fato estranho #5).

Diante minha obstinada insist??ncia em saber informa????es sobre o servi??o 72751, o atendente informou que este era uma "interatividade" (jarg??o do mercado), um servi??o fornecido por terceiros e que a Operadora n??o era respons??vel pelos atos deste terceiro (fato estranho #6). Por fim informou que se eu quisesse ele poderia me encaminhar ?? Ouvidoria (hahaha??? outra vez) e eles poderiam me ajudar a descobrir quem era a empresa por tr??s do servi??o.

Ato cont??nuo, a atendente Mariana da Ouvidoria (arrghrssppotfthahaha??? imposs??vel conter a gargalhada) entra no embrulho – as 10:12h – ??comecei ent??o a contar tudo de novo. Quando disse que gostaria de saber quem era o n??? 72751,????ela me interrompeu e??repetiu tudinho o que o 1??? n??vel do filtro "vamos enlouquecer o est??pido pagante" havia dito??? comecei a me sentir no Processo de Kafka. Foi quando imbu??do de um esp??rito "ad vocantis" argumentei que a Operadora como parte de um contrato de presta????o de servi??os com um terceiro (a?? tal ??interatividade??) poderia ser alvo de co-participa????o em ato ilegal em uma a????o civil e criminal, etc. e tal (digress??o: para quem n??o sabe, corruptela de etecetera et al)… N??o ?? que a frase de efeito funcionou! Como um passe de m??gica ela come??ou a SOLETRAR o nome da empresa respons??vel pelos "servi??os" do n??? 72751 – SUPPORTCOMM.

Questionei ent??o se este era um nome fantasia, pois uma empresa possui raz??o social e tamb??m um CNPJ??? A?? o "bicho pegou", ela embatucou e pediu ??um minutinho?? para consultar a informa????o solicitada?????

Bem, enquanto eu achava o site da supportcomm e escrevia este post a musiquinha de espera da Operadora/Ouvidoria ficava em moto-cont??nuo no telefone at?? as 10:53h, ou seja, mais de 30 minutos de espera pelo retorno da Mariana at?? o corte da linha pela Operadora (fato estranho #7). Brasiu!!!


FATOS ESTRANHOS:

#1 – Verificando o celular da esposa descobri que durante os dias anteriores ?? viagem a m??dia era de 3, 4 mensagens di??rias, assim que ela entrou em roamming a m??dia passou a 22 SMSs di??rios!!!

#2 – Por qu?? solicitou todos os dados, e tamb??m ouviu toda a solicita????o e requisitou maiores detalhes para depois informar a falta de sistema? De imediato solicitou 24h de prazo para retorno a normalidade, pois bem, 1h depois liguei de outro telefone pr??-pago e cancelei um servi??o promocional.

#3 – N??o recebi SMS algum confirmando ou n??o o atendimento.

#4 – Nitidamente j?? faz parte do roteiro de atendimento o texto compreensivo e de que n??o s??o respons??veis pelo ocorrido, tanto que solicitam ao incauto que o pr??prio cancele o servi??o caracterizando assim a ci??ncia de uma ??solicita????o?? oficial.??

#5 -??N??o recebi SMS algum confirmando ou n??o o atendimento, o que caracteriza a exist??ncia de roteiro de atendimento com um ??apagar de rastros??, ?? como se eu nunca houvesse me comunicado com a Operadora.

#6 – Como uma Operadora pode cancelar um servi??o (contratado ou n??o) e n??o ser respons??vel perante ambas as partes? Ela intermediando um fornecedor e um usu??rio, deve por Lei, possuir um contrato com cada uma das partes e, portanto, possuir co-responsabilidade pois aufere lucro na rela????o entre ambos.

#7 – Bem… este n??o ?? um fato estranho quando se trata de atendimento de Operadoras.


post scriptum (aka p.s.) – Confirmado a ANATEL (Associa????o Nacional dos Amigos das Tele-operadoras) n??o l?? a ??Interwebs??, pois fica l?? imp??vida e ??colossa?? ?? espera que voc?? registre uma reclama????o. Apenas isso. Eles n??o te retornam, n??o te informam??? ningu??m sabe o que acontece. N??o podiam ter inventado um sistema melhor de processo infinito e inconcluso. A perfeita solu????o de continuidade.??

Written by sergiovds

outubro 23, 2010 às 16:57

Publicado em Uncategorized

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo com voc??. Estou sendo cobrado por torpedos que um ipd n??o envia, mas pode recebe-loa a cobrar. Maldita hora em que optei por um 3G que sequer uso j?? que o deixo no modo avi??o.

    Ricardo Cestari Drag??o

    janeiro 24, 2011 at 14:14


Deixe um comentário

