Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

Como o Georeferenciamento pode ajudar na relação entre consumidores e empresas?

leave a comment »

 

Se há alguns anos as empresas desejavam saber COMO era seu cliente, seus anseios e seus desejos, hoje com um sistema global de atividades de comércio pessoal de aquisição de bens e serviços, as empresas necessitam saber ONDE seu consumidor está, qual seu universo de presença, de convivência com o consumo e entretenimento.  

 

Na realidade a questão de fundo é: quais ambientes o cliente ocupa cotidianamente. De posse destas informações tornam-se muito mais eficientes as ações coletivas (na análise de adensamento demográfico) como as ações de nicho e personalizadas. Tudo com o objetivo de oferecer oportunidades mais extratificadas de resultados positivos, tanto para o comprador como para o vendedor (seja de bens ou de serviços, públicos ou privados). 

 

Um aspecto normalmente desprezado nas questão da georeferência entre consumo-fornecimento é a possibilidade de elaboração de sistemas de distribuição e estratégias de estoque muito mais equilibradas, permitindo minimização de custos e diferenciação de preços.  

 

Mas creio que o mais importante é a necessidade urgente de se apagar a impressão de que georeferenciamento serve apenas para mapeamento cartográfico e/ou para “dedurar onde estou”. A figura do Grande Irmão, a onipresença de um Estado ou grupo impessoal de poder assusta muitas pessoas – eu inclusive – assim, deve-se ter em mente que ferramentas de informação geográfica (GIS, GPS, etc.), podem ser utilizadas sem que o indivíduo tenha seu sigilo violado. 

 

Pois, para um sistema calcado em modelagem matemática e relações estatísticas é muito mais importante saber ONDE se encontra o elemento – pois isto determina um comportamento e um perfil de consumo no espaço e no tempo – do que QUEM é o elemento – o que é uma informação completamente ineficiente para ações comerciais – ou você gosta de receber mala direta e ligações de telemarketing domingo de manhã? 

 

Por que eu escrevi este post? Simples, leia isso aqui – http://www.polvoracomunicacao.com.br/noticias/seminario-explica-como-ferramentas-do-google-podem-ajudar-empresas/ , afinal divulgação e economia fazem parte do sistema, não?!

 

Anúncios

Written by sergiovds

novembro 11, 2009 às 18:33

Publicado em webworld

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: