Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

Auto-promessas

leave a comment »

imagemSei lá quantas vezes eu já ouvi as pessoas dizerem: “Putz! Não consegui cumprir a promessa que fiz a mim mesmo”… Deve ser algo católico-judaico-ocidental que nos move nessa auto-flagelação de “prometer” coisas a nós mesmos.
Há alguns anos quando percebi que inconscientemente estava nessa esparrela de “prometo a mim mesmo…”, parei, e botei os miolos moles e cinzentos para funcionar. Que raios de benesses uma auto-promessa nos propicia? Auto-realização? Sentimento de dever cumprido?
Nada disso! Apenas temos a sensação de executamos uma obrigação, e portanto, nos livramos da culpa de algo potencialmente chato e postergável, ou seja, cumprimos uma etapa não muito afeita à nossa corrente vital, pois a maldita é obrigatória! E para o ser humano basta ele ter consciência de que algo é obrigatório para ele se rebelar (para quem possui dúvidas a respeito recomendo a leitura das tirinhas do Calvin and Hobbles.
Então, eu já crescidinho, centrado e consciente dessa armadilha sócio-econômica (é isso mesmo, sócio-econômica; avalie se um ermitão convicto possui crises de consciência por não cumprir promessas… ele ´tá se lixando pro mundo), quando da decisão de manter este blog, nem cogitei a fortuita possibilidade de prometer a manutenção de periodicidade, datas, assuntos ou quaisquer outros fatores de contorno para a publicação das minhas idéias. Assim que elas surgissem eu simplesmente as publicaria…
E não é que hoje notei que há tempos não publicava nada!

Anúncios

Written by sergiovds

abril 12, 2009 às 21:59

Publicado em comportamento, webworld

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: