Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

Os 50 mais… o que?!?

with one comment

spw_009Há poucas semanas atrás um blog de autoria semi-anônima (pois apresentam-se, “criativamente”, através da versão tupiniquim do nome de uma seriezinha de TV estadunidense) divulgou uma lista dos cinqüenta (não adianta resmungar, até 31 de dezembro vou continuar usando o trema) piores blogs brasileiros.

Pronto! O objetivo dos autores foi alcançado de imediato: a citação de um blog na listagem não era nada de mais, porém os comentários que acompanhavam cada “agraciado” provocou uma pequena e breve comoção nos bloggers e uma razoável onda de protestos, que pipocaram aqui e alí, de forma isolada dentre as hostes de fãs.

Passado o ruído inicial (que no caso da web dura no máximo 24h) apenas viu-se comentariozinhos gaiatos ou de desprezo ao blog atingindo, ou aos autores da listagem. Nada mais brasileiro, pois não?!

Bem… qual não é a surpresa ver que uma revista semanal apresenta em sua edição deste fim de semana, como matéria de capa, uma relação dos melhores blogs nacionais e internacionais que você não deve perder!?

Obviamente a comunidade deste mundinho blogger agitou-se novamente, afinal não é todo dia que o mainstream, o mercadão de mídia tradicional, cita bloggers e jornalistas sem causar uma guerra de bodurna e bodoque entre estes.

De modo bem positivo a revista apresenta um mundaréu de blogs nacionais de todos os matizes, além dos internacionais. Alguns eu conheço, outros eu nunca ouvi falar, uns são de profissionais de áreas que não o jornalismo, outros são de nicho… Ou seja, pelo informado, o grupo de blogueiros – que ajudaram na indicação para a seleção dos blogs da lista pela equipe de jornalistas da revista – conseguiu exemplificar um universo bem amplo.

Agora, o mais interessante disso tudo: quase 20% dos blogs e bloggers listados lá pelos nossos fomentadors de intrigas com sua lista de “os 50 piores blog” (sic) são listados e citados com elogiosos textos na matéria da revista!

Das duas, uma; ou alguns setores da comunidade blogger são mais unidos e in-flu-en-tes do que se podia imaginar ou esse negócio de relação disso e daquilo é como gosto – ou fiofó – cada um tem o seu e acabou.

Anúncios

Written by sergiovds

novembro 18, 2008 às 15:52

Publicado em webworld

Tagged with , , , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Achei curioso entrar na lista um monte de gente que não se formou no meio blogal e o utiliza apenas para expandir e complementar seus negócios, como Paulo Coelho. É mais um argumento factual contra o conceito semifalido de blogosfera. Outra bizarrice é misturar à lista vários sites em inglês sem versão local. Por fim, uma dupla inteira reunindo todos os autores que têm ligações com a Globo e a Época? Descarado. Esperava mais de uma matéria que, segundo o editor, ficou sendo preparada por meses.

    Mario Amaya

    novembro 20, 2008 at 02:51


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: