Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

Reflexos culturais

leave a comment »

reflexosPreparei-me para escrever sobre algo que aconteceu comigo, mas mudei de idéia… Aliás, quem não muda de idéia está calcificado, enclausurado em certezas absolutas, e… absolutismo é um tanto démodé desde da época de Luis XVI.

Pegando para ler o caderno de informática (arghh) de um dos grandes jornais brasileiros desta segunda-feira 10/11 fiquei injuriado!

Dedicaram uma página INTEIRA para, novamente (óhcéus!), incensar o hype da semana (aka Barack Hussein Obama), tecendo loas e boas ao seu novo site, à sua proposta de ter um efetivo governo web 2.0 com CTO vinculado à presidência, e tudo mais que os dólares da maior economia (cambaleante) do mundo podem comprar.

Obviamente a matéria perorou sobre o “espetacular”  e inovador uso – pela equipe de Mr. Hussein – das ferramentas web durante toda a campanha, desaguando na maravilha do efeito “holográfico” (que só o público vê, né?) da CNN e na complementaridade entre TV e web… e dá-lhe lauda.

Notinha: eu nada tenho contra o que a equipe de Mr. Hussein conseguiu via web, muito pelo contrário! Só acho isso aqui.

Lida a matéria de cabo-a-rabo nota-se que o articulista e a editoria do caderno não citaram uma única linhazinha sobre a nobre, brava, sempre sem dinheiro (é verdade) e persistente TV Cultura de São Paulo, baluarte cultural perdido no meio de centenas de programas pop com apresentadores medíocres, futebol (sinônimo de esportes – rá! rá! rá!),  novelas, palhaços de terno e gravata, gincanas de 10 merréis, auto-ajuda de 5ª categoria, venda de tapetes e anéis, púlpitos esgoelantes e suarentos, hiper-exposição da humilhação alheia (bem… de bundas e peitos femininos nem falo), eletro-domésticos tunados e outros formatos que remontam à época dos aparelhos a válvulas catódicas.

A TV Cultura há algum tempo vem testando – com resultados promissores – vários formatos de complementação midiática por intermédio dos projetos de interação rádio-tv-web: RadarCultura (áudio) e o RodaViva (vídeo), por exemplo.

E nosso jornalão – impávido colosso – não encaixou uma linhazinha sequer, nem para alavancar uma próxima pauta (vincular a matéria anterior não dá, né? As letras do jornal de ontem ou tá no fundo do lixo, ou foi pra reciclagem)…

Perdeu-se – ao menos neste instante – a oportunidade de agregar valor (ou whuffie né @crisdias?) nacional ao produto bruto estadunidense.

Pois é… essa nossa culturazinha casa-grande-e-senzala (onde o que é de lá é bom, e o que é daqui não passa de pó-de-traque) acaba de vez com minhas esperanças de futuro razoavelmente inteligente p´ra estas bandas aqui, pelo menos no curto prazo. Isso porque nem coloquei nessa equação as psico-sociopatias, conhecida como religiões, nessa fórmula… Aí sim, vai tudo pro vinagre!

´Bora fazer a garotadinha raciocinar mais…

Anúncios

Written by sergiovds

novembro 12, 2008 às 15:18

Publicado em política, webworld

Tagged with , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: