Sergio's Printed Words

WebLog Experience – notes about Digital World

Esperando Borat?

leave a comment »

borat1

Afirmar que sou leitor voraz é um tanto óbvio para os que me conhecem. Um livro sempre me acompanha, outro fica na cabeceira da cama, outro no “meu canto” da sala de casa, uma revista sempre divide a mesa do escritório com os jornais do dia, meus RSSs se empilham na barra lateral do leitor, carrego alguns livros no midia player e no notebook… ou seja, leio muito.

Por essas e por outras posso dizer que sinto-me razoavelmente bem informado (e pela idade, bem formado), assim tenho uma mínima – reconheço – autoridade,  para afirmar:

Deusducéu, como é rápida a criação de um hype cultural de âmbito mundial!!! O danado se espalha numa velocidade espantosa, tal qual rastilho de pólvora! E, viximaria, de forma idêntica como isto desaparece, cai no esquecimento quase absoluto, assim, zás, como num passe de mágica!!!

Na realidade não se trata de esquecimento. O fato, a pessoa, o evento, o que seja, apenas é substituído por outro, novo, mais palpitante, mais vibrante, o qual oblitera, eclipsa de imediato o anterior, tanto da mente da rapaziada como – e principalmente – das mídias (do establishment, ou social, ou de guerrilha  ou marginal). Tudo orquestradamente montado nos meandros do conjunto sócio-industrial e numa dinâmica produto-consumo assustadoramente eficaz.

Novo, novo, novo… é o mantra exaustivamente reverberado. O imediatamente anterior é – por decorrência – ultrapassado, essencialmente sua vida prescreveu, não presta mais, é puro descarte, é lixo, é lixo. É LIXO! Como rejeito sacramentado serve apenas para pequenos revivals ou simples referências “saudosistas” da indústria de entretenimento.

O neo-mantra remete à maximização da produção fabril-cultural – criando abundância, porém descartável, de curta meia-vida – mediocrizando o conteúdo seja no pop, seja no erudito.

E aí? Alguém sabe por onde anda o Borat?

Anúncios

Written by sergiovds

novembro 10, 2008 às 15:19

Publicado em webworld

Tagged with , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: